Wednesday, March 9, 2016

Análise Teórico-reflexiva do Espaço Escolar

sala-de-aula1

Uma análise a partir do espaço escolar do Colégio São José


Um dos temas que mais tem despertado preocupação entre estudantes, pais e encarregados de educação é se o espaço escolar onde os educandos recebem as aulas é propício para a aprendizagem. Também não é para tanto. Principalmente, porque é na escola onde a educação dos cidadãos de hoje e trabalhadores de amanhã está acontecendo.
Mas espere um instante. Qual é o modelo de uma escola capaz de proporcionar uma educação competente? Qual é o estado atual das nossas escolas? O que os teóricos da área têm a dizer sobre isso?
Procurando fazer face à esses e outros questionamentos, este Trabalho de Produção Textual Interdisciplinar apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de conceito nas disciplinas ministradas propôs-se ir ao campo e com um olhar critico, ver como estão as nossas escolas. O colégio de São José foi usado como modelo.
Isto é, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, uma pesquisa de campo, onde pode se averiguar a realidade do ambiente escolar, registro e coleta de dados em documentos da escola e uma entrevista padronizada com um dos professores da escola em questão.
E por se tratar de uma análise teórico-reflexiva, o estudo fundamenta-se em autores como Brandão (2007), Carpinteiro (2009) e Ghiraldelli Jr (2006), que, como se sabe, têm discutido com propriedade questões relativas à educação e relativas ao espaço educativo.

Só mais uma coisa: PARA QUÊ ANALISAR O ESPAÇO ESCOLAR MESMO?

Simples: a presente pesquisa justifica-se por se entender como fundamental na formação de futuros pedagogos, a averiguação no local do ato educativo, para o qual a apropriada formação acadêmica, o planejamento do espaço escolar e a necessidade de preparo adequado a todos os atores envolvidos no mesmo, são chaves para o alcance dos objetivos da educação e do ato de ensinar.
Não só, é importante analisar o espaço educacional para propor ao governo ou a qualquer instituição, seja ela privada ou não governamental, para que possa-se oferecer um ensino condigo aos aos estudantes.
Espero em Deus que possa ser útil para quem ler.
É só clicar aqui.

Boa leitura.

No comments:

Post a Comment